Champions League: Curiosidades sobre o torneio

Assistir futebol é algo que tanto brasileiros como europeus adoram. Não à toa criam suas próprias competições, como é o caso da Liga Europa e a UEFA Champions League. Todo fã de futebol internacional acaba tendo contato com essa liga, isso é com certeza algo muito importante.

A Liga dos Campeões é uma das competições elaborada pela UEFA. É um torneio organizado com o intuito de juntar diversos clubes que se destacam nos torneios domésticos. A premiação, por sua vez, é o troféu mais prestigiado no futebol europeu, conhecido para todos como European Cup.

É claro, tudo isso você já tem uma certa noção, sendo assim, vamos ver algumas curiosidades sobre o evento esportivo que talvez não saiba. Lembrando que esses fatos citados aqui podem mudar com o tempo, mas algumas curiosidades são realmente interessantes e podem durar bastante tempo de forma fresca.

Quando começou a Champions League

Como se é de esperar esse campeonato também possui uma data em que surgiu, na verdade, apesar do ano em que passou a existir como Champions League ser 1992, a competição já existia a mais tempo de certo modo, já que as equipes da copa dos clubes campeões europeus atuavam.

Champions League

Em outras palavras, a Liga dos Campeões nada mais é que uma substituição de um fenômeno já existente. Já a data desse evento é estabelecida desde 1955. Aos poucos foram adicionadas uma fase de grupos a competição. 

A primeira edição, no entanto, foi bastante seleta. No geral era possível participar apenas os clubes que foram campeões em seus respectivos países. Com o tempo e o grande sucesso que o campeonato fez, foram crescendo as oportunidades e hoje é possível ver um torneio completo, cheio de possibilidades para as mais diferentes equipes.

Sobre as curiosidades

Bem, existem alguns pontos interessantes a destacar na liga, vamos deixar todos bem claros aqui para que se consiga entender com mais amplidão algumas informações que são importantes.

  • A primeira que desejamos deixar aqui é mais um fato. Você sabia que o título já foi ganho por 22 clubes diferentes, isso é, considerando que existem 21 cidades? Dito isso, existem também 12 clubes que já venceram mais do que uma vez.
  • Unindo a isso, podemos notar que a taça foi conquistada de forma invicta apenas 12 vezes, considerando que durante esse período ela foi conquistada aproximadamente 10 vezes por clubes diferentes. De todos esses apenas o Ajax, Liverpool, Manchester United e Milan conseguiram ele mais de uma vez.
  • O clube que mais ganhou durante esse período foi o Real Madrid, que recebeu o título em 13 ocasiões diferentes. Já com relação aos países, apenas a Inglaterra é capaz de possuir 5 clubes campeões.
  • Francisco Gento, um espanhol é o recordista de títulos da Copa. Ele venceu seis vezes com o Real Madrid. Isso tudo apenas em um pequeno período de 10 anos, quando o Real ganhou títulos de 1956 a 1966.
  • O jogador mais velho a vencer uma final foi Paolo Maldini, em 2007. Quando esteve na final possuía 38 anos. Ele jogava pelo Milan, como zagueiro.
  • Foram marcados aproximadamente 17 empates em todas as finais. Nos anos de 1958, 1968, 1970, 1992 e 2014 as partidas foram todas concluídas ainda durante a prorrogação, já nas outras vezes apenas foi possível finalizar durante os pênaltis. A última vez que isso aconteceu foi ainda em 2016.
  • Apesar de tudo, a maior diferença de gols entre as duas equipes na final foi de 4 gols. Em um jogo entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, em 1960, o Real Madrid fez 7 gols, contra 3 do seu adversário.
  • Por fim, o gol mais rápido em uma final foi marcado pelo jogador mais velho a participar de uma campeonato, Paolo Maldini, com apenas 51 segundos de jogo já balançou a rede contra o Liverpool.

A Liga dos Campeões é ideal para quem deseja assistir futebol de uma maneira mais descontraída, ver lances emocionantes e jogadas brilhantes dos melhores jogadores do mundo. Dito isso, não há nada que possa ser desconsiderado durante essas partidas.


Até mesmo as curiosidades a respeito do futebol nos fazem pensar o quanto o campeonato é marcante e de alto valor para as equipes que participam dele.